domingo, 8 de abril de 2012

Sonhos lúcidos e sonhar a noite toda


1.    Definição. Sonhar lucidamente a noite toda, fenômeno particular, privado, intrínseco, dos sonhos lúcidos em que o sonhador tem um sonho que se mantém integro, contínuo por toda a noite. Ou seja o sonhador fecha os olhos ao ir dormir e já entra lucidamente nos sonhos sem quebra de continuidade de consciência fica a noite toda lucido e ao acordar se lembra de toda o sonho.
2.    Alunos. Essa é uma das características dos altos alunos da escola da vida ou sonhadores lúcido máximo. Mas não se peocupem nós sonhadores lúcidos estamos nos caminhando para chegar a esse estado.
3.    Alerta. Voce sonhador lúcido, estudante dos sonhos lúcidos, onirocrítico em todas as suas modalidades esta alerta para o fato da instrumentalização positiva dos sonhos lúcidos. É como se fosse um supercomputador nass mão certas é capaz de fazer coisas incrívieis, primeiro para os outros o chamado princípio de heterocrescimento psicológico e depois para você que ninguém é de ferro. Em outras palvarvas você sonhador lúcido é um espécie de supercomputador ambulante, o que eu faço é apenas lembrar vocês disso.
4.    Fenômenos. Existem diversos fenômenos que entram no domínio dos sonhos lúcidos. Sonhar a noite toda lucidamente é um fenôneo bem complexo. Entre os outros fenôemenos que enrtam no processo todo nós temos:

·         Memória integral
·         Consciência contínua
·         Manutenção da lucidez
·         Inicio da consciência na vigília ativa
·         Escala de lucidez
·         Técnicas avançadas dos sonhos lúcidos
·         Ampliação da lucidez onírica
·         Localidade onírica pessoal
·         Ciclo existencial programado nas faixas transpessoais
·         Grupossone lúcido

5.    Contradição. À primeira vista sonhar lúcido a noite toda parece ser uma contradição, contra-senso, incoerência, insensatez. Isso devido ao fato, que o termo foi utilizado, inicialmente, antes do conhecimento, fisiológico, do ciclo de sono e sonhos. Estes ciclos são de 90 minutos, e ocorrem 5 ou 6 por  noite   Na realidade, como ilação, dedução, inferência, o que acontece é que os ciclos são integrados, monobloco, juntados, de forma, a parecer um sonho só.
6.    Dificuldade. Por ser um fenômeno raro e difícil de estudar e pouco comentado ou talvez nem comentado na literatura científica sobre sonhos muitas pessoas encontram certa resistência na idéia do sonhar a noite toda. Argumentam que sonhar a noite toda acabaria por cansar o sonhador! 
7.    Integração. Uma das funções dos sonhos lúcidos é a integração das imagens oníricas, de tal forma, que um sonho ou grupo de sonhos, possam ser onsiderados como um,.um somatório de imagens oníricas coerente, racional, coeso, uniforme.
8. Tipos. Nós temos vários tipos de sonhos: transpessoais, lúcidos, transcendentes, paranormais, triviais, sexuais, imaturos, etc.
9.    Somatório. Um único sonho, na verdade é um somatório de dezenas de minissonhos. Sonhar a noite toda é um somatório de muitos sonhos. Não lúcido. O sonhar não-lúcido a noite toda esta composta por duas componentes. Em primeiro lugar sonhar a noite toda é uma conseqüência natural do sonhar. Um pesquisador afirmou de que todos os sonhos de uma noite estão inter-relacionados, de forma, que os sonhos fragmentados que recordamos na vigília ativa, seriam parcelas modificadas de um quadro só.
10. Princípio. Pelo princípio do confronto se você tem um sonho lúcido  seguido de um sonho não lúcido  e seguido de um sonho lúcido o do meio será um sonho lúcido
11. Cultura. A nossa cultura trabalha, e sempre trabalharam, com sonhos fragmentados, ou rememeoraçoes parciais dos sonhos, partes dos sonhos que poderiam de acordo comas proprias leis e processos onìricos mudar de forma e, contudo, mas pertencente a um conjunto unitário.
13. Funções. Uma das funções dos sonhos lúcidos é a integração das imagens oníricas, de tal forma, que um sonho ou grupo de sonhos, possam ser considerados como um,.um somatório de imagens oníricas coerente, racional,coeso, uniforme. Essa é a funçao integral onírica lucida. Como sabemos umsonho é um conjunto finito de sonhos menores, minissonhos. Assim o sonhar anoite toda seria a somatoria de sonhos do comeco dos sonhos as se fechar osolhos até o fim doexperiencia do sono ao descerrar as palpebras ao acordar no dia seguinete e entrar, finalmente desperto, na vigilia ativa, para mais um dia de tarefas no plano ativo.
14.Tipos. Nós temos vários tipos de sonhos: transpessoais, lúcidos, transcendentes, paranormais, triviais, sexuais, imaturos, etc. Um único sonho, na verdade é um somatório de dezenas de minissonhos.
15. Somatório. Sonhar a noite toda é um somatório de muitos sonhos e os mecanismo compreendidos na uniformização de sonho.
16. Não lúcido. O sonhar não lúcido a noite toda esta composta por duas componentes. Em primeiro lugar sonhar a noite toda é uma conseqüência natural do sonhar. Um pesquisador afirmou de que todos os sonhos de uma noite estão inter-relacionados, de forma, que os sonhos fragmentados que recordamos na vigília ativa, seriam parcelas modificadas de um quadro só
17.Similar. Similares aos diversos tipos de sonhos que temos a projecao lúcida integral têm os diversos tipos de experiencias consciencias, vigeis, mentais, que temos no estado da vigilia ativa. Uma pessoa normal esta sempre mudando os seus pensamentos durante o dia, de tal forma, que se fossemos capazes de colocarmos em uma tela de computador dificilmente poderiamos acreditar que se tratasse da mesma pessoa.
18. Tibet. O Tibet, a través da Ioga do estado do sonho precognizava métodos para entrar lùcido nos sonhos e se pudesse sonhar a noite toda, relatam que diversos mestres conseguiram tal façanha. 
19. Superiores. O sonhar a noite toda faz parte do grupo de elementos superiores, ou de alto estado da consciencia, que fazem parte do sonho lucido maximo, sonho pleni-lucido, ou  supersonho lucico, em que certos alunos nota 9,5, os alunos 9,75 e os alunos nota dez sao detentores Ou seja uma microminoria adiantada da humanidade terrestre.
20. Patología. Não confundir o sonhar a noite toda, ou consciencia continua, com o estado patologico de insonia permanete que pertence ao quadro psicopatológico de algunas enfermidade mentais e organicas.
21. Cronologia. A cronologia de sonhar a noite toda esta assim constituída, formada, composta:

  • Hipnagogicas. São as imagens hipnagogicas que aparecem ao comeco do sono
  • Não-rem. Sonhos que contecem no periodo nao rem, dificeis de serem lembrado pelo sonhador comum e sonhador lúcido iniciante.
  • Rem. Sonhos rem aonde acontecem os sonos lúcidos e rememoraveis dos sonhadores lucidos iniciantes
  • Hipnopompicas, Sao a imagens oniricas que aparecem ao final do sonho.

Otavio Aquino

17 comentários:

Joana Nery disse...

Eu sonho a noite toda.... todas as noites. Lembro dos sonhos, se eld me interessa posso voltar nele mesmo após ter acordado, já manipulei sonho. Mas na maioria das vezes que gostaria de simplesmente dormir. Acho muito cansativo e incomodo sonhar assim todas as noites.

Luyzynhu disse...

Tenho exatamente o msm problema Joana

Maria Bell disse...

Comigo tb acontece isso, acordo quase sempre cansada, ainda acabei de fechar os olhos e o ultimo pensamento se transforma num corropio de imagens e sonho imenso durante toda a noita todas as noites ate abrir os olhos. ja pensei ir a uma consulta de sono mas estou mesmo a ver que se disser isto ao medico de familia ele vai dizer que é impressao minha, que so se sonha na fase rem baahhh em ciencia as verdades adquiridas so o sao ate se provar que estao erradas mas ha sempre uma grande resistencia a qualquer coisa diferente que nao seja by the book

Anônimo disse...

Nossa to assustada. Sonho a noite toda todos os dias da minha vida. É perturbador. Eu pagaria pra ter uma noite sem sonhos. Saber que não sou sozinha foi um alívio.

Gleydiane disse...

Eu sonho a noite inteira não mesmo sono. As vezes acordo de sonho fecho os olhos e contínuo de onde parou. Eu lembro vagamente não com detalhes.
Mais a maioria dos meus sonhos são pesadelos. daqueles de fazer filme de terror parecer conto se fadas. Meu pai tinha muito pesadelos gritava noites assustados era preciso acordar ele
Seranque tem alguma relação? Pois as vezes sinto que herdei isso dele.

Gleydiane disse...

Sei bem com e. Meu esposo diz que.
Nem lembra a última vez que sonhou queria tanto ser. Assim.

Unknown disse...

Estou muito preocupado, pois eu não sou de sonhar a noite toda essa noite passada eu sonhei tanto, eu acordava bem umas 4 vezes por causa dos sonhos que eu tava tendo ramente , 😳

Janaina disse...

Também sonho a noite inteira e acordo cansada. Queria tanto ñ sonhar e dormir tranquilamente. O que será que a gente tem?

S/nome disse...

Eu durmo numa boa todas as noites. Não tenho nenhuma dificuldade pra pegar no sono, alias questão de 5 a 10 minutos já estou dormindo. É a partir dai que começa o sofrimento, pois meu sono é todo fragmentado, pois quando acho que estou pegando no sono sou acordado por algum sonho que lembro perfeitamente de todos os detalhes e ainda se eu quiser viro para o lado e em questões de minutos estou dormindo novamente e dou continuidade ao sonho projetando o que realmente eu gostaria que viesse acontecer o que de fato em muita das vezes acontece. É interessante porque nunca havia lido nada relacionado a sonhos lúcidos e ate penso que estou sofrendo de insônia cronica porque tem se intensificado esta rotina na cama e muita das vezes fico canso durante o dia (nada de extremo pois consigo realizar todas as atividades sem precisar de alguma soneca, sabendo que acordo as 6:20 e durmo as 22:30 / 23 :00). Vou verificar mais essa questão, pois dentro de um sonho já consegui realizar coisas que sabia no meu consciente que não estava certo...já fiz personagem do sonho virar fumaça...e também já tive a experiência de ver meu corpo na cama e de entra-lo nele (literalmente eu sai do corpo e me vi voltando para ele).

Unknown disse...

Sonho todas as noites e acordo sempre muito cansada... a muito tempo nao sei oque e dormir a noite toda sem sonhar

Unknown disse...

Quando chega a hora de dormir fico logo desanimada,pois se tenho algum problema para resolver é nessa hora que meu cérebro parece ficar mais ativo e aí eu não paro de sonhar, é quase consciente, e quando acordo no meio da noite, volto novamente ao mesmo estágio de sono e retorna tudo de novo, não parece sonho, parece pensamento, é cansativo, minhas pernas doem como se eu tivesse andado a noite inteira. Já passei duas semanas estudando um assunto enquanto estava acordada e quando dormia continuava estudando sobre o assunto em sonho, tipo testando as possibilidades desse assunto, parece uma coisa legal, mas é cansativo não desligar, e o pior, acordada mal recordo o que sonhei.

Unknown disse...

Quando chega a hora de dormir fico logo desanimada,pois se tenho algum problema para resolver é nessa hora que meu cérebro parece ficar mais ativo e aí eu não paro de sonhar, é quase consciente, e quando acordo no meio da noite, volto novamente ao mesmo estágio de sono e retorna tudo de novo, não parece sonho, parece pensamento, é cansativo, minhas pernas doem como se eu tivesse andado a noite inteira. Já passei duas semanas estudando um assunto enquanto estava acordada e quando dormia continuava estudando sobre o assunto em sonho, tipo testando as possibilidades desse assunto, parece uma coisa legal, mas é cansativo não desligar, e o pior, acordada mal recordo o que sonhei.

Unknown disse...

A todos estes relatos,me relacionei.
Ao ponto, nao gosto e quero parar de lembrar dos meu sonhos...

Unknown disse...

A todos estes relatos,me relacionei.
Ao ponto, nao gosto e quero parar de lembrar dos meu sonhos...

Unknown disse...

Eu tbm sonho a noito todaaaaa! Assim q pego no sono...como muitos q falaram..acordo volto a dormir rapidamente. o sonho continuar e consigo manipular meu sonho e quando acordo lembro de tudo..acordo cansada e as vezes com dor de cabeça!

Suzane Lage disse...

Passo pela mesma situação, o pior de tudo é q durante o dia fico acabada por causa do cansaço, não consigo me concentrar por mais de meia hora e me pego cochilando direto...é a noite toda sonhando e eles são tão reais que muitas vezes acordo falando ou tendo algum reflexo do sonho... Alguém sabe algum tipo de tratamento? Hoje em dia é difícil achar especialistas

Unknown disse...

Olá! TB sonho a noite toda, chego a acordar e voltar depois para o sonho. Sempre são sonhos diferentes porém isso incomoda muito pois acordo cansado como se houvesse participado de uma maratona. Muito ruim