- Filme. Vanilla Sky é um filme com o
famoso ator Tom Cruise, que dispensa comentários. Ele é lembrado por
diversos filmes que atuou. Ele aquele tipo de ator cheio de fãs do sexo
feinino com a tietagem e sempre. Mas como pessoa ele é uma boa pessoa, chegou
até a salvar uma brasileria que estava se afogando, ou seja além de ator é
um herói de verdade. Apesar de quase sempre fazer o papel de herói, teve
um filme em que ele fez o papel de assassino profissional, matador de
aluguel.
- Típico. Geralmente os filmes dele são de
movimento e ação com certa dose de violência, tecnologia, efeitos
especiais, ficção, drama, bem ao gosto dos americanos e com a tradicional divisão
de mocinhos e bandidos que já faz parte do imaginário deles.
- Personagem. Nesse filme ele intrpreta um
milhionario, jovem aventureiro, executivo, herdeiro de um a grane fortuna,
cheio de mulheres, bem viril, que não quer compromissos com ninguém, do
tipo eterno solteiro que sofreu um acidente e passa a viver em uma espécie
de sonho. Existe um jogo de cena em que voxe não sabe ao certose ele esta
sonhando ou na vigília ativa
- Alternativa. Na realidade ele vive em uma
realidade alternativa, provocado pelo seu peculiar estado de saúde. Essa
realidade foi encomendada em uma empresa especializada com toda tecnologia
necessária, coisa de louco.
- Falso. O filme já começa com um falso
despertar, em que ele vai para o seu trabalho, mas não encontra ninguém na
rua, vive em um mundo solitário, como se fosse o único habitante do planeta
terra.
- Sonhador. Ele mesmo tinha vários sonhos
muito realistas e vívidos que viviam diversas situações, mas nada muito
incomum, raro.
- Consciência. Às vezes ele tinha consciência
que estava no sonho.
- Estraga-prazer. Para não ser chato, inoportuno, cri-cri e
contar a historia para quem não assitiu e estragar o seu prazer, vou ater
mais aos fenômenos do que o filme em si.
- Surpresa. Assim que não assistiu vai
ficar na surpresa e que assistiu vai entender a coisa toda.
- Utilidade. Esse file é útil como técnica,
como reflexão, como pesquisa, como lazer. Assim você pode assistir na sua
casa comendo uma pipoca feita no microondas e tomando guaraná ou outra
bebida de su preferencia sozinho ou acompanhado e curtir o filme. É uma
técnica ou várias técncias como, por exemplo, da saturação mental, do
filme, mista, etc. É uma reflexão ao você termiana o filme e vai analisar
os pontos fracos e fortes. Como pesquisa você pode analisar todos os
fenômenos diretos e indiretos que tem no filme e tirar as suas conclusões
e direcionar a pesquisa nesse caminho.
- Lúcido. Em um sonho lúcido nós podemos
controlar os sonhos, mas no caso dele como ea um sonho forçado ele acabou
tendo uma falta de controle e as coisas literalmente saíram do seu
controle. E na realidade ele tinha uma espécie de comando póshipnotico para
desligar o processo todo, mas como em todo produto humano falhou ele
permanecia preso no sonho. Não chegava a ser uma espécie de pesadelo lúcido,
apesar de algumas semelhanças como no caso do sonho lúcido forçado. No
pesdelo lúcido o sonhador sabe que é um sonho maas não consegue acordar,
sair dele ou mudar as coisas. É ruim né!
- Cérebro. O cérebro produz descargas
elétricas e mensagen para diversas regiões intracerebrais produzindo os
sonhos. Um cérebro emcoma ou congelado não tem atividade cerebral como nós
a conhecemos e não sabemos se pode produzir sonhos lúcidos.
- Lembranças. O mundo que ele cosnrtrui,
segundo o filme, era o de suas lembranças.
- Outros. Existem outros fenômenos
interessantes como o da visão no momento da morte ou retrospectiva da
vida, não sei se é o caso de aparecer em um sonho lúcido, mas pode ser que
aconteça.
- Despertar. Em um sonho lúcido você pode
acordar a hora que quiser, que teve um pesadelo sabe bem disso, não é necessario
fazer extravagâncias para isso.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Sonho lúcid e Vanilla Sky
sexta-feira, 30 de março de 2012
Observações sobe sonhos lúcidos
quarta-feira, 28 de março de 2012
Teoria do aluno nota 10
- Aluno. Eu lancei a teoria do aluno
nota 10 no meu livro “teoria e pratica dos sonhos lúcidos”. Agora eu quero
fazer uma pequena introdução ao seu estudo e compreensão.
- Alvo. O aluno nota 10 é o alvo consciencial
que todos nós vamos atingir um dia. Qualquer aluno que você seja um dia
vai chegar a ser nota 10. É uma das leis da vida.
- Potencial. O aluno nota 10 é o potencial
máximo, exponencial que pode chegar o sonhador lúcido.
- Inteligências. Essa é uma teoria que pertence tanto a inteligência prática quanto à inteligência acadêmica.
- Somatório. Ela é o somatório de diversas teorias
psicológicas, em outras palavras é uma teoria da personalidade agregadas
sob o comando da lucidez onírica. Por exemplo, nós temos:
- Sublimação
- Processo de individuação
- Crescimento psicológico
- Maturidade psicológica
- Cérebro. O aluno nota 10 utiliza um
cérebro funcionando excepcionalmente bem, como um todo ou dependendo da
situação, apenas parte dele.
- Habilidades. Existem pessoas com habilidades
excepcionais, muito acima da média, nas mais diversas áreas, inclusive com
casos de precocidade. O aluno nota 10 é o somatório de habilidades
voltadas para a maturidade onírica com a consequente repercussão nas
outras maturidades.
domingo, 4 de março de 2012
Vigilia ativa lúcida
2. Físico. O mundo físico correlaciona às forças básicas do universo atualmente conhecidas pela ciência. No corpo, o microcosmo, essas forças estão sintetizadas, e sevem para uma forma de manifestação da vida psíquica, atividade consciencial. Lembrem-se que para sonhar na vigília ativa o sonhador precisa de um corpo, ele sonha com o corpo. O corpo esta relacionado com imagem corporal, habilidades motoras, psicomotricidade, modificação do ambiente, socialização, etc.
3. Onirocrítica. A onirocrítica tem uma subdivisão, ramo, especialidade para estudar esse processo todo da vigília ativa, a empireocrítica sonhos lúcidos. Empíreo significa experiência, no caso a experiência da vigília ativa.
4. Sonhador. O que o sonhador pode aprender com a vigília ativa? Diversas coisas tais como técnicas para indução de sonhos lúcidos, aumento da criatividade, originalidade, expansão da personalidade, fazer estudos, pesquisas, organizar trabalhos.
5. Investimento. Esse trabalho todo necessita de energia, investimento, colocar as fichas, vestir a camisa do time. Quando a pessoa faz isso para si, é o auto-investimento existencial. Quando ela faz isso com os outros é o investimento existencial. Quando um grupo faz isso é o investimento existencial grupal.
6. Maturidade. A maturidade correspondente na vigília ativa é a maturidade existencial, dividida em:
• Maturidade emocional, o domínio das emoções.
• Maturidade somática, o domínio do corpo.
• Maturidade intelectual, o domínio do intelecto.
7. Técnicas. Temos diversas técnicas para poder trabalhar com isso, por exemplo: testes de personalidade, técnica onírica da expansão da personalidade, autocrítica existencial, autoterapia existencial, etc.
8. Lucidez. Nós temos a lucidez ativa ou vida lúcida. Os sonhos lúcidos podem fornecer importantes subsídios para a lucidez ativa, mas significa se concentrar mais em aspectos lúcidos oníricos voltados para a criatividade e desenvolvimento de habilidades na vigília ativa. Isso não significa abandonar os poderes mágicos do sonhos, mas para a maioria dos sonhadores dificilmente poderá voar na vigília ativa ou coisa parecida, o melhor é eleger outras prioridades mais importantes
9. Blog. Estou lançando o blog vigília ativa lúcida blogspot para desenvolver mais esses temas, para facilitar a vida do pesquisador interessado.
10. Ética. É indispensável, prioritário a utilização da ética transpessoal na vigília ativa.
11. Temas. Eis aqui alguns temas da onirocrítica que estão inseridos no contexto da vigília ativa, além dos já mencionados:
• Base ativa do sonhador lúcido
• Alienação existencial
• Sonhador lúcido máximo na vigília ativa
• Aproveitamento das horas na vigília ativa
• Condições meteorológicas e sonhos lúcidos
• Sonhadores na vigília ativa
• Autossonho lúcido
• Projeção da lucidez onírica para a vigília ativa
• Aparição intervivos
• Autossonho lúcido compartilhado
Otavio Aquino
sábado, 11 de fevereiro de 2012
inteligência prática onírica
1. Meio termo. A gente não pode ser só teórico, exceto por alguns matemáticos e físicos teóricos, e não só prático, agente tem que ter um meio termo entre o teórico e o prático.
2. Analogia. É como o engenheiro que põe a mão na massa, o médico que examina o minuciosamente o paciente, o engenheiro mecânico que se suja de graxa, o cientista que sai do laboratório e vê o mundo como ele realmente é.
3. Ensino. O melhor ensino é aquele que une a teoria com a prática.
4. Anedota. Não é igual aquele cartaz que diz: aqui agente junta à teoria com a prática nada funciona e não sabemos o porquê.
5. Teoria. Alguém já disse que nada é mais prático do que uma boa teoria.
6. Prático. A primeira coisa que é mais prática, inteligente, melhor a fazer em termos de inteligência prática consciencial é a organização dos arquivos, dos objetos, eventos, pessoas, agentes teta, energias psíquicas, que estão à nossa volta.
7. Prática. Dizem que a pratica faz a perfeição, coisa nenhuma, a prática robotiza a pessoa e robotização não é perfeição. Por isso a necessidade da teoria para fazer a coisa andar para frente.
8. Emburrecer. A prática também pode emburrecer. Eu já via muitos profissionais, nas mais diversas áreas, com anos de prática que se esqueceu de toda a teoria que aprenderam na faculdade.
9. Experiência. Em questão de pratica a experiência profissional ajuda muito, a experiência de vida. Afinal, por mais experiente inteligente que seja o recém formado, o pessoal prefere um profissional com anos de experiência.
10. Lúcido. O sonhador lúcido veterano tem muita prática, mas pode estar faltando na teoria. Pudera, nós temos pouca pesquisa feita aqui no Brasil. Parece que só existe dois pesquisadores de sonhos lúcidos no Brasil eu e o junguiano Cleber Muniz. Existem diversos sítios em inglês que fala de pesquisas com sonhos lúcidos. Temos também um cientista brasileiro de renome mundial, Sidarta Ribeiro, as pesquisas dele estão cada vez melhor, mas ele é um neurocientista que pesquisa certos aspectos do sonho lúcidos. É valido, mas é uma coisa mais para inteligência acadêmica, que tem a sua importância. Parece que ja conseguiu comunicação de um sonhador lúcido, onironáuta. em um sonho lúcido. com o pessoal de terra no seu laboratório.
11. Busca. Quem quiser pesquisar mais sobre sonhos lúcidos nós temos duas dicas práticas e teóricas. A primeira é buscar nos sítios de busca pelo nome desse autor Otavio Aquino sonhos lúcidos, tem um homônimo meu que não tem nada a ver com sonhos lúcidos. A outra é navegar pelo sitio Sonhos Lúcidos blogspot, que repito considero o melhor blog sobre sonhos lúcidos em português. Há outros bons, inegavelmente.
Otavio Aquino
Sonhos lúcidos e aproveitamento das horas de sono
- Sono. O ser humano permanece aproximadamente 1/3 da sua vida dormindo. Pela nossa cultura da vigília ativa, hemisférios esquerdo do cérebro, agitada, a maioria do povão, esse tempo do sono é desperdiçado, não aproveitado, jogado fora, não sendo de muita utilidade. Ja ouvi pessoas dizendo que se pudessem não dormiriam, par aproveitar mais a vida
- Cultura.Na nossa cultura, acredita-se que o sono apenas sirva para a pessoa descansar e recuperar as energias. Isso é alienação onírica. Não é que o sono não sirva para isso. Qualquer um que teve uma boa noite de sono ou toru um cochilo sabe o quanto é refrescante, a pessoa fica coms as baterias recarregadas, Durante o sono diversos hormônios indispensáveis ao organismo entram em ação, certos aspectos da memória e aprendizado trabalham no sono
- Mecanismos. Os mecanismos subjacentes aos processos do sono seriam fisiológicos e serviriam para descansar a maquina humana, que o cérebro diminuiria bastante a sua atividade, o chamado "modelo operação tartaruga".
- Operações. Pesquisas modernas mostraram o quão essa visão do sono é errada. Em primeiro lugar, o sonho que é o responsável pela reposição das energias psíquicas.
- Prova. Pessoas que dormiam, mas eram impedidas de sonhar tinham diminuição da resistência física, stresse, irritabilidade, falta de memória, falro de concnetração, dificuldade de aprendizado que retornavam logo após poderem sonhar; gatos privados de sonhar morriam.
- Sociologa. Podemos notar que alguns males da nossa sociedade, tais como esrese, irritabilidade, mal humor, negativismo, solidão, materialismo imprifícuo, radiclaismo negativo, são muito parecidos com a pessoas que passam por falta de sono. A sociedade seria melhor se dormisse mais e aproveitasse mais as horas de sono. Aqui podemos ven um enconro com dusas disciplinas importante a sociologia e a psicologia. Não adianta voce tentar melhorar a sociedade se não atuar no psicológico do indivíduo, nas causas psicológicas que levam ao desequilibrio. O contrário também é verdadeiro. Quando há uma enorme desagregação social, existe uma maior número de insonia, pesadelos, sonhos de ansiedade, etc.
- Contrário. Por outro lado o bom sono renova sa baterias, da uma turbinada. Quantas vezes a gente não se sente outro após uma noite de sono, um cuchilo. Ajua do aprednizado, memória. Em processos fisiológicos, a emagrecer, e muito mais, e ainda por cima é de graça, não Faz mal e não não tem contrindicações ou efeitos colaterais.
- Fisiologia. Fisiologicamente alguns órgãos adormecem, mas outros entram em plena atividade, no cérebro. Ou seja a tividade cerebral nunca para, sempre trabalhando, de uma forma ou de outra. E isso não deixa a pessoa cansada.
- Sonhos. A nossa sociedade não sabe sonhar. Pesquisas antropológicas mosram que sociedades em que os sonhos são trabalhados não tem a grande maioria dos problemas psicológicos que tem a nossa sociedade. Nessas sociedades a primeira coisa que fazem ao se levantarem é discutir os sonhos da noite. Quando uma criança sonha com um tigre e acorda assustada o seu pai lhe fala era um tigre de sonhos e lhe poderá fazer mal.
- Aproveitamento. A melhor forma de aproveitar o sonho em todas as suas possibilidades é através da prática reiterada e constante dos sonhos lúcidos. E não apenas ter sonhos lúcidos esporadicamente, de vez em quando, raramente. Um dos princípios da onirocrítica sonhos lúcidos é que quanto mais experiências oníricas lúcidas melhor para você.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Alunos da escola da vida
Introdução. A biouniversidade, escola da vida, sala de aula da cosmo-escola terrestre conta com um numero de alunos das mais diversas características. Como alunos têm os mais diversos tipos: aplicados, prodígios, repetentes, monitores, bagunceiros, crianças, etc. Essa diversidade, heterogeneidade, reflete o atual estádio da escola humana.
Classificação. Toda classificação é arbitrária, falha, lacunosa. Mas ao estudar os sonhos lúcidos percebi que essa era a melhor maneira de analisar diversos fenômenos oníricos, psicológicos, sociais, históricos, antropológicos, transpessoais.
Quadro. Desse quadro pode-se traçar a seguinte classificação:
Aluno nota 10 - o mais graduado, garoto prodígio, tira a melhor nota em todas as matérias, principal e especialmente nos sonhos lúcidos;
Aluno nota 9,5 - muito aplicado, consegue tirar excelente notas, em termos de sonhos lúcidos tem um desempenho excelente, mas abaixo do aluno nota 10;
Alunos de 8,1 a 9,5 Entre o aluno nota 8,1 e aluno nota 9,5 têm, na vigília ativa: líderes históricos, líderes religiosos, políticos, artistas, gênios, filósofos, cientistas, etc.
Alunos de 6,1 a 8,0. São aqueles alunos que se destacam nas mais diversas áreas, empreendedores, pertence à classe media, têm sonhos normais, mas tem contatos vez ou outra com sonhos paranormais, criativos, solucionadores de problemas, etc.
Aluno nota 6 - aluno normal consegue tirar as médias das provas da vida; esporadicamente tem contato com os sonhos lúcidos; na vigília ativa temos: professores, advogados, militares, empresários, médiocs, pessoal da classe média, etc.
Aluno nota 2,1 a 4,0- abaixo da média dos alunos da escola vida, tem um contato muito raro com os sonhos lúcidos, geralmente repete as lições muitas e muitas vezes, são os chamados sonhadores recorrentes contumazes. Na vigília ativa temos operários, trabalhadores não especializados, camponeses, pessoal da classe C, etc.
Elasticidade. Essa classificação não e rígida, obedecendo a rangos, medidas e erros. Assim podemos ter alunos nota, 3, 5, ou em outros caso, 3,55, em certos trabalhos, 3,555. Há caos especialíssimo em que se pode ter a classificação 3, 5555. Nota-se que isso dependera do trabalho que se esteja realizando e dos instrumentos de avaliação que se esteja usando para a classificação.
Política. Existe sempre uma reestruturação da cosmo-escola sendo alunos remanejado todo o tempo. Esses alunos remanejados vão para escolas em outros departamentos do cosmo a fim de pode se desenvolver melhor.
Instrumento. Utilizam-se instrumentos, testes para a avaliação constante dos alunos da cosmo-escola.
Auto-teste. Os alunos mais avançados utilizam auto-testes para saberem a sua posição na escola da vida.
Monitores. Os alunos nota 10 como monitores ou professores da escola da vida na vigília ativa acompanham esses processo de reestruturação levado a cabo pelos professores da escola da vida nas faixas transpessoais.
Otavio Aquino